sexta-feira, 3 de maio de 2013

Windows Azure e Nuvens Privadas

Não represento de nenhuma maneira a Microsoft, mas gostaria de falar um pouco aqui sobre Windows Azure e Nuvens Privadas.

As vezes quando converso com colegas sobre Windows Azure, ouço os clássicos questionamentos: Nuvem não é segura. Trabalhamos para governo, não podemos colocar software em servidores de uma empresa estadunidense. Para quê vou aprender algo que quase ninguém quer usar e só funciona na nuvem?

O fato é que aplicações implantadas em nuvem podem trazer vantagens que não podem ser ignoradas apenas com base em questionamentos como esses. A plataforma Windows Azure por exemplo tem crescido a cada dia, e cada vez novos recursos são acrescentados. Para um desenvolvedor, ou empresa, que tem o .NET Framework como sua principal plataforma de desenvolvimento, abdicar dessas vantagens pode significar abrir mão de uma grande vantagem competitiva.

Mas e os questionamentos acima? Como ter as vantagens da computação em nuvem sem ter que hospedar as aplicações num ambiente público e controlado por empresas de fora do país?

A alternativa são as nuvens privadas. No caso das plataformas Microsoft, ambientes baseados em Windows System Center 2012 ou Windows Server 2012, bastante semelhantes ao Windows Azure e que tem o modelo de desenvolver de aplicações bastante semelhante, se não idêntico, em muitos casos.

Na próxima vez que estiver considerando alternativas para aplicações robustas e escaláveis em plataforma Microsoft, não deixe de considerar essa opção.

E como desenvolvedor, não ignore o Windows Azure apenas por que a empresa onde trabalha se mostra resistente a ele. Conheça seus benefícios, as alternativas, e quem sabe até os convença a investir na plataforma.

Mais informações: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windowsazure/jj136831.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário